sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Vamos refletir sobre o Caderno II? Enquete:

As pesquisas apontam que uma das coisas que os jovens mais fazem na internet é conversar. E que tal propor um diálogo com os estudantes na escola sobre as conversas na internet? Será que o que se conversa pela internet tem “menos valor ou importância do que aquilo que se diz presencialmente? O que os jovens de sua escola diriam? Vamos tentar este papo como um exercício de aproximação com os estudantes? Professor, professora, sua escola está também aberta para o diálogo com as culturas juvenis que envolvem os jovens fora da escola?

9 comentários:

  1. Os jovens sempre pedirão o uso mais frequente das ferramentas tecnológicas de conversação, pela praticidade, pela possibilidade de inserir mais que textos digitados, pelos textos digitados não necessariamente seguirem a correção gramatical. E os professores pedirão a racionalidade no uso, sem os exageros no tempo e na informalidade da escrita, com apreciação crítica dos conteúdos para a coerência do pensamento.
    Recentemente, as escolas estão mais abertas ao uso da ferramenta virtual, embora por parte de uma parcela grande de alunos haja, em geral, a banalização dos temas, das informações.

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  2. A Escola atualmente abre mais espaço para a virtualidade, dando assim maior oportunidade para que o aluno adquira mais conhecimentos nos conteúdos curriculares. Porém, lamentavelmente, grande parte dos estudantes não utilizam este recurso como fonte educativa.

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  3. Os jovens estão envolvidos nas redes sociais, sempre conectados, cabe a nós professores o desefio de incentivar-los para que possam usar essas ferramentas para aquisição de conhecimentos, mas do que apenas distração.

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  4. Quando se trata de novas alternativas no processo de aprendizagem para agradar a geração pós-Internet, nos educadores devemos a entrar em consenso : não adianta ir contra a maré do fenômeno das redes sociais; pois existe uma necessidade social que não pode ser ignorada por nos e precisamos adaptá-la para as salas de aula.
    O uso de redes sociais “EDUCACIONAIS” permite que o professor amplifique suas possibilidades de ações pedagógicas. Afinal, em apenas um lugar, ele pode compartilhar documentos, fotos, mapas ou trocar mensagens com alunos e outros profissionais. Pode ainda criar comunidades para discussões temáticas, aplicar de testes e provas, propor quizzes e publicar agenda de atividades.

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  5. As novas tecnologias estão ai, é inevitável negá-las, as redes sociais sem dúvida são as mais usadas por esses jovens. portanto trabalhar os aspectos positivos e negativos deste fenômeno de forma pedagógica contribui de forma significativa no processo de ensino- aprendizagem dos educandos.

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  6. Não há porque isentar as tecnologias presentes na vida do ser humano, entretanto torná-la como instrumento de aprendizagem ainda tem sido um tabu, tanto porque somos ranços de uma educação tradicional, mas após esse curso e outras formações estamos desmistificando essa teoria, pois tem-se observado que ela (internet) é uma grande aliada na aprendizagem do estudante.

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  7. A internet, como tecnologia de ponta, é uma realidade, assim como do que dela surgem, as redes sociais entre outras, o facebook, o whatsapp, entre outros... É uma tecnologia que estreita o mundo e nos coloca perto das mais distantes pessoas e culturas.

    É, sem dúvida, um inestimável recurso para escola, pois permite trocas de ideias e de informações em tempo real, debates, tomadas rápidas de decisões.

    Por outro lado, é também uma ameaça à escola e às famílias que não souberem administrar e orientar seus alunos e filhos quanto ao uso indiscriminado e à segurança.

    É preciso de consciência crítica para o uso dessa grande tecnologia. Os adolescentes não tem, por isso é preciso que as famílias avaliem os riscos a que podem estar expondo seus filhos, é necessário que os orientem para uma convivência saudável com a tecnologia e o seu uso inteligente, regido por limites éticos.

    Somos favoráveis sim, ao uso da tecnologia, afinal, essa é a era da informação, mas, com cautela, e mediada pelos pais ou responsáveis.

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  8. Os usos das tecnologias da informação possibilitaram avanços significativos na educação brasileira, sobretudo, a internet uma rede que disponibiliza informações que podem ser aproveitados pelos docentes nos processos de ensino. As escolas têm facilitado o uso da internet a professores e a seus jovens estudantes no intuito de potencializar a aprendizagem através das pesquisas e dos conteúdos que esta oferece. O problema é que grande parte dos educando usam a internet apenas como um veículo de comunicação e entretenimento, e fica o desafio de fazer com que a interação deles com as tecnologias, principalmente no ambiente escolar, se restrinja apenas a buscar o conhecimento.

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  9. Concordo com o Prof. Adson quanto ao uso das tecnologias por parte da maioria estudantil, mas é bem verdade que não estrutura nas escolas, mesmo as privadas, para o uso educacional de forma satisfatória. Não há, por exemplo, formação para professores e outros profissionais da educaçao. Não implementam as estruturas das escolas.
    Creio que precisamos transpor o conforto de apenas considerarmos os estudantes usuários da web para entretenimento e pensarmos em atividades interessantes para que os jovens passem a utilizar as tics como ferramentas de estud, mesmo sabendo que precisamos continuar cobrando mais investimentos.

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