sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Para refletirmos sobre o Caderno I - Enquete:

A partir da reconstrução histórica aqui apresentada, identifique — individualmente e em grupo — os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles.

10 comentários:

  1. Desafios:

    - Conscientizar os alunos sobre as mudanças que os mesmos sofrerão e as decisões que serão tomadas por eles;

    - Despertar o interesse do aluno de ter uma perspectiva de vida, visando assim sua formação pessoal e profissional;

    - Professores mais assistidos no que se refere aos recursos de formação continuada.

    Possibilidades:


    - Trabalhar a realidade do educando, incentivando-o a prosseguir no seu objetivo enfrentando vestibular e consequentemente seu ingresso no Ensino Superior, tornando-o assim um profissional qualificado para enfrentar o mercado de trabalho.

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    1. O grande desafio é potencializar a construção dos projetos de vida dos estudantes, nos quais haja a consideração da formação humana, da preparação para a universidade e para a vivência da plena cidadania.
      Necessário é informar e conscientizar família e estudante sobre a importância de incrementar, incentivar e definir esse projeto, a fim de cotidianamente orientar o jovem acerca de seu futuro e do único instrumento de viabilização do seu desenvolvimento, a educação.

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  2. Promover uma formação humana integral, fazer com que os alunos possam desenvolver uma conciência crítica, formar cidadãos concientes de seu papel, despertar o desejo de aprender pensando não apenas no hoje, mas no futuro.

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  3. A universalização do Ensino Médio como temos hoje, que chega a uma grande parcela da população brasileira tem uma serie de desafios, e cada desafio por si só abre caminhos para algumas possibilidades. Um grande desafio para o atual Ensino Médio está relacionado a evasão escolar e aos altos índices de reprovação. Então a solução de parte dos problemas é mostrar para os educandos que a sua passagem por esta etapa de ensino é primordial para o avanço da sociedade, e a educação é a parte essencial dessa solução, contudo a escola é de certo modo limitada.

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    1. Concordo! a evasão e os altos índices de reprovação mostra que os educandos estão perdendo um pouco o rumo de sua história, como também o interesse por essa etapa de sua formação para vida.

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  4. - Despertar no aluno a consciência de que ele pode buscar seus objetivo e metas de forma autônoma em diferentes contextos.

    - Outro desafio que persiste desde do início da educação Brasileira diz respeito ao não reconhecimento social da importância do trabalho do professor, das condições materiais e físicas para o exercício de seu trabalho, como também de seus salários. que apesar de alguns avanços, ainda é pouco.

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  5. O grande desafio, hoje, não apenas no Ensino Médio, mas em toda Educação é despertar no estudante a consciência e a valoração do conhecimento na formação do ser humano, pois, através desse, é que o jovem pode enfrentar a competitividade do mundo globalizado.

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. O Ensino Médio brasileiro tem sido, ultimamente, foco de muitas pesquisas educacionais, seja por conta do seu alto índice de evasão, seja por conta de uma alegada falta de atratividade de seu currículo, ou até mesmo pelo fato de que aproximadamente metade dos jovens brasileiros de 15 a 17 anos estarem fora do Ensino Médio, e também pelo motivo de que o número de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), exclusivamente no nível do ensino médio, ter aumentado significativamente nos últimos anos (BRASIL, 2009). Por outro lado, a expansão da renda das famílias brasileiras nos últimos anos e o aumento sempre crescente da competitividade profissional, têm, segundo o IBGE, mantido os jovens que já estão dentro do sistema escolar, mais tempo na escola, priorizando a sua formação e adiando, assim, a sua entrada no mercado de trabalho.
    Em termos de gestão democrática da escola pública de Ensino Médio talvez o maior desafio seja o de integrar de maneira efetiva a família do jovem e a comunidade na qual a escola está inserida no cotidiano dessa escola. Integrar, na nossa visão, não é distribuição de tarefas na organização de eventos da escola. É muito mais que isso. É fazer com que a comunidade entenda que a escola é dela. É fazer a família entender que seus filhos tem direito à frequentar aquela escola e o dever de valorizar o conhecimento que lá se produz e se transmite, conhecimento este visto como um bem cultural da humanidade e de direito dos cidadãos. Em termos bastante prosaicos, é lutar pelo direito de que as classes sejam menos numerosas, para que todos os equipamentos físicos da escola estejam funcionando e para que os professores estejam presentes, por exemplo.
    Porém, sabemos que, antes de mais nada, o jovem da segunda década do século XXI quer se manter conectado às redes sociais virtuais o maior tempo possível. Não estamos defendendo a precedência desses instrumentos (redes sociais virtuais) sobre outros conteúdos de informática que podem ter maior relevância didático-pedagógica. Muito pelo contrário, o que estamos aqui defendendo é a necessidade da escola incorporar esses novos instrumentos tecnológicos de forma que isto a aproxime do seu público-alvo, os jovens.

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  8. Um dos desafios que permanecem para o ensino médio é oferecer um ensino médio de qualidade, com baixa evasão escolar e número de reprovações. O estudante, centro do processo educativo, também precisa ter consciência de que ao sair do ensino médio, última etapa da educação básica, deve estar bem preparado para o ingresso na universidade e, posteriormente, no mercado de trabalho. Muitos dos nossos jovens não se preocupam com sua formação escolar ou não tem um projeto de vida. A sociedade atual é competitiva, apenas seleciona os melhores profissionais para os mais diversas cargos e funções, desde então, tem muitas regiões do país que sobram empregos pela falta de profissionais qualificados.

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