quinta-feira, 16 de abril de 2015

Atividade obrigatória, Etapa II - Caderno I

O professor Miguel Arroyo realiza uma discussão acerca da diversidade na sociedade e na escola. Vamos assistir ao vídeo?
Faça uma reflexão com seus colegas, com base nas questões:
1- A diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho pedagógico escolar? Quais?
2- A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico? Como? Por que? Essa reflexão possibilitou um novo olhar sobre a diversidade da sua escola? Registre as conclusões dessa reflexão, destacando os aspectos que a comunidade escolar precisa considerar na reescrita do PPP e na elaboração do Plano de Trabalho Docente.

11 comentários:

  1. Com certeza, mas o desafio maior é reconhecer a diversidade cultural, diagnosticar este universo complexo da sociedade em que estamos inseridos. Pois nesse espaço surgem diferenças relevantes que marcam limites entre os grupos sociais( da zona rural e da cidade, por exemplo), dos quais surgem os movimentos responsáveis que expressam as formas de resistência, suas sabedorias e construções de conhecimento, sua visão de mundo, mas não apenas uma reivindicação de direitos e de justiça, mas uma forma de afirmação de um patrimônio cultural específico.
    Considerar esse processo educativo induz à estruturação de uma sociedade com capacidade de romper conceitos que geram exclusões, combater o preconceito e discriminação. Não podemos discriminar, o que significa negar oportunidades , negar acesso e sim respeitar a diversidade e saber viver com ela, contribuindo para o crescimento pessoal e de todos ao nosso redor.

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  2. Sim. Torna-se um dos desafios o planejamento das atividades propostas e o cumprimento das mesmas, onde teoria e prática devem caminhar juntas. O ambiente familiar, a cultura individual e a situação financeira diversificada formam também um grande desafio a ser enfrentado.
    A pluralidade e a diversidade podem ser um grande suporte na organização do trabalho pedagógico escolar. Portanto, para que isso de uma forma satisfatória que possibilite melhores resultados torna-se necessário que o professor disponha de tempo suficiente e um número menor de alunos por sala de aula para poder dar uma melhor assistência aos educandos, enriquecidos de uma proposta curricular que realmente atenda aos anseios escolares, contribuindo assim para uma melhor e maior integração escola/comunidade, visando uma nova estrutura para reelaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP).

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  3. É imprescindível um novo olhar no espaço escolar, estas precisam reconhecer e celebrar a diversidade de estudantes e suas diferenças individuais, dando oportunidade para que todos os educandos aprendam de maneira significativa.
    A perspectiva de educação para todos constitui um grande desafio. Enfrentar esse desafio é necessário para atender às expectativas de democratização da educação em nosso país.
    Entender o cotidiano escolar em sua diversidade é condição essencial na reescrita do PPP e na elaboração do Plano de Trabalho Docente, como fala Miguel Arroyo temos que incorporar a história na história questionando a história oficial. Partir nas Políticas Públicas das concepções no micro da análise das minorias injustiçadas coletivamente não refere-se a estarmos juntos e sim, a termos direitos concretos e acessos iguais, pautando os direitos humanos dos alunos no cotidiano na sala de aula.
    Diante dessa perspectiva, cabe ao professor refletir sobre sua prática docente, reconhecendo que já não existem mais salas de aula homogêneas, onde todos os alunos aprendem da mesma maneira. O conhecimento é individual e precisa ser construído dentro de uma abordagem diversificada, permitindo a aprendizagem de cada aluno.
    A educação está na relação dialógica entre educadores e educadores, estudantes e estudantes e educadores e estudantes. Garantir uma educação na diversidade, na inclusão é urgente, visto que, essa ausência desumanizam a escola e a política educacional, perdendo assim seu papel educacional.

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  5. A educação é um desafio: o aprender sobre nós mesmos, diante de tantas pressões na escola é preciso aprender mais do que conhecimentos inúteis, mas aprender para e vida.
    Neste contexto, a educação deve partir da relação entre alunos e professores. Assim, o reconhecimento da diversidade permitiu uma reflexão sobre a organização familiar em que se estabelece relações entre pessoas, valores e organizações específicas, por exemplo, as conquistas de direitos iguais que temos hoje é uma resultado da luta e da vontade de movimentos sociais, não da elite que nos governa. O que implica dizer que, cabe a nós amenizarmos as diferenças que encontramos na escola respeitando as individualidades de cada aluno.

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  9. A educação atual é cercada de desafios, entretanto um grande desafio na organização do trabalho pedagógico é priorizar a diversidade e a pluralidade, pois o nosso público estudantil merece um olhar especial nesse sentido, tendo em vista que esses eixos estão presentes em todo âmbito escolar.
    O cerne de um trabalho que contemplem a diversidade e a pluralidade pode acontecer a partir de uma revisão do Projeto Político Pedagógico, cuja revisão deve se dá em conjunto com os todos os membros que constituem a comunidade escolar (pais, professores, funcionários), pois assim teríamos uma educação mais justa, sem exclusões.
    Temos um país, no qual a diversidade e a pluralidade são enraizadas em nossa história, o que possibilita-nos uma reflexão sobre o Plano de Trabalho Docente, que estabeleça uma educação que oportunize uma aprendizagem igualitária para todos, respeitando as diferenças de cada um.

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  11. A diversidade e a pluralidade constituem sim, um desafio na organização do trabalho pedagógico escolar, já que, essa diversidade deve se fazer presente, antes de mais nada na sociedade e, refletir-se na escola. Essa questão vai muito além da comunidade escolar, o que resulta num grande desafio: o de se tornar uma questão cultural.
    Essa diversidade e a pluralidade podem se tornar sim, a mola propulsora da nova organização do trabalho pedagógico, pois influencia no processo educacional. Certamente, a partir daí, contribuiremos para uma escola democrática e cidadã.
    Segundo Arroyo, é necessário avaliar alguns aspectos, tais como: reprovações, métodos avaliativos, postura educacional e a construção de um currículo que respeite a diversidade.

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