segunda-feira, 25 de maio de 2015

Atividade obrigatória, Etapa II - Caderno IV

Nesta unidade discutimos a formação da área de Linguagens, o conceito de linguagem e apresentamos os conhecimentos da área. Agora vamos refletir um pouco sobre esses temas através da discussão do filme O enigma de Kaspar Hauser, do diretor alemão Werner Herzog, que você pode assistir em:
https://www.youtube.com/watch?v=MxpuYFouR70. Consideremos a seguinte ordem na atividade:

1) Assistir ao filme, procurando observar e anotar, quais são as relações entre linguagem e construção da realidade; como as práticas de linguagem estão atreladas aos contextos sociais e históricos; como os conhecimentos de linguagem listados acimas aparecem no filme.

2) Em roda de discussão, comparar as anotações e reflexões.

3) Ainda no grupo, discutir a relação entre imposição e opção na linguagem e entre reprodução e mudança social.

9 comentários:

  1. Para qualquer tipo de relação ou atividade que exerçamos no nosso cotidiano a linguagem torna-se indispensável ao nosso convívio social. Seja ela de modo oral, escrito, simbólico ou gestual, a mesma atua de forma paralela no nosso dia a dia. Portanto, seu partilhamento com qualquer grupo social, no qual estamos engajados, é essencial para que haja a verdadeira comunicação, formando assim um elo entre a linguagem e a realidade no relacionamento humano.

    ResponderExcluir
  2. Para qualquer época,situação há sempre um modo encontrado ou descoberto pelos humanos para entender e se fazer entender o homem detém várias formas de comunicação que vai do gestual ,oral escrito como falado no início dependendo da necessidade. Como o homem é um ser político comunicar-se é essencial.

    ResponderExcluir
  3. Para qualquer época,situação há sempre um modo encontrado ou descoberto pelos humanos para entender e se fazer entender o homem detém várias formas de comunicação que vai do gestual ,oral escrito como falado no início dependendo da necessidade. Como o homem é um ser político comunicar-se é essencial.

    ResponderExcluir
  4. Para qualquer época,situação há sempre um modo encontrado ou descoberto pelos humanos para entender e se fazer entender o homem detém várias formas de comunicação que vai do gestual ,oral escrito como falado no início dependendo da necessidade. Como o homem é um ser político comunicar-se é essencial.

    ResponderExcluir
  5. Para qualquer época,situação há sempre um modo encontrado ou descoberto pelos humanos para entender e se fazer entender o homem detém várias formas de comunicação que vai do gestual ,oral escrito como falado no início dependendo da necessidade. Como o homem é um ser político comunicar-se é essencial.

    ResponderExcluir
  6. Para qualquer época,situação há sempre um modo encontrado ou descoberto pelos humanos para entender e se fazer entender o homem detém várias formas de comunicação que vai do gestual ,oral escrito como falado no início dependendo da necessidade. Como o homem é um ser político comunicar-se é essencial.

    ResponderExcluir
  7. Para qualquer época,situação há sempre um modo encontrado ou descoberto pelos humanos para entender e se fazer entender o homem detém várias formas de comunicação que vai do gestual ,oral escrito como falado no início dependendo da necessidade. Como o homem é um ser político comunicar-se é essencial.

    ResponderExcluir
  8. Para qualquer época,situação há sempre um modo encontrado ou descoberto pelos humanos para entender e se fazer entender o homem detém várias formas de comunicação que vai do gestual ,oral escrito como falado no início dependendo da necessidade. Como o homem é um ser político comunicar-se é essencial.

    ResponderExcluir
  9. Para qualquer época,situação há sempre um modo encontrado ou descoberto pelos humanos para entender e se fazer entender o homem detém várias formas de comunicação que vai do gestual ,oral escrito como falado no início dependendo da necessidade. Como o homem é um ser político comunicar-se é essencial.

    ResponderExcluir