segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Vamos refletir sobre o Caderno III? Enquete:

Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura?

3 comentários:

  1. Ao planejar a atividade curricular, deve-se levar em conta que o conteúdo trabalhado deve estar articulado de forma que os jovens terão que raciocinar para obter soluções para os questionamentos e problematizações. Os conhecimentos prévios apresentados pelos alunos são geradores de debates e reflexões, trazendo à sala de aula interação e novas possibilidades de desenvolver os assuntos.
    É importante a educação na vida das pessoas, pois quanto maior seu conhecimento, maior sua capacidade de relacionar-se com o Mundo. Em face de vivermos num mundo comandado pelas ciências e tecnologia, os conhecimentos científicos se tornam indispensáveis para que essa relação aconteça.
    Por isso hoje é necessário a readequação da escola para que ela possa entrar na era digital, mas não é somente tecnologia é também a alteração das práticas pedagógicas, com a alteração do currículo, do trabalho dos professores, investimentos reais e pontuais na formação e salários dos trabalhadores em educação, nos espaços físicos e nas tecnologias educacionais. As mudanças que estão por vir terão que envolver obrigatoriamente, cinco dimensões: a política, a tecnológica, a pedagógica, a curricular e a da formação de professores.

    ResponderExcluir
  2. Nós professores precisamos ficar atentos,relacionando as novas tecnologias aos conteúdos trabalhados com nossos alunos que estão se preparando para o mercado de trabalho, conteúdos estes que se baseiam no aprender a ser, a viver e a conviver, ou seja, mais do que ensinar os conteúdos programados precisamos formar cidadãos conscientes socialmente e politicamente, valorizando as suas individualidades e também as pluralidades culturais existentes.

    ResponderExcluir
  3. Ao planejar o que vai ser vivenciado e trabalhado em sala de aula, exige-se que os conteúdos sejam elaborados de modo que desperte o interesse do educando, introduzindo recursos tecnológicos, científicos, gerando assim uma maior interação através de questionamentos, discussões e reflexões sobre o que se pretende alcançar, possibilitando um bom entendimento na busca de resultados satisfatórios.

    ResponderExcluir